4 Dicas para evitar a compulsão alimentar

4 Dicas para evitar a compulsão alimentar

A compulsão alimentar pode ser responsável ou agravante do ganho de peso e pela obesidade, provocada, muitas vezes, por gatilhos emocionais, como a ansiedade. O Ministério da Saúde define a compulsão alimentar como:

O transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP) caracteriza-se pela ingestão descontrolada de grande quantidade de alimentos, sem apetite e quase sem mastigar, até que seja alcançada a plenitude.

Hoje eu trago 4 dicas simples que você de como evitar esse problema:

1) Observe por qual motivo ou em que situação você costuma comer demais: quando está entediado, se algo desconfortável aconteceu no seu dia, se está comendo para comemorar algo. Comer é um ato social, mas é importante não utilizar isso como desculpa para comer a todo momento, mesmo sem fome.

2) Beba muita água, já que tendemos a confundir sede com fome. Além disso, a água te trará saciedade, além de deixar seu corpo hidratado e em pleno funcionamento.

3) Preste atenção ao que você compra: se você tem tendência a se descontrolar perante objetos calóricos e industrializados como biscoitos, chocolates e salgadinhos, não é uma boa ideia mantê-los em casa.

4) Pratique atividade física: o aumento da dopamina e serotonina decorrentes da prática de atividade física, te deixará mais relaxado e satisfeito e menos propenso a atacar a geladeira.