Pedra na vesícula – Colelitíase

Pedra na vesícula –  Colelitíase

 O que é a Vesícula Biliar:

A vesícula biliar é uma pequena bolsa com formato de pêra, que pode medir até 15 centímetros de comprimento e está localizada embaixo do fígado. A sua função é “armazenar” a bile; um líquido esverdeado produzido pelo fígado.

Quando funciona dentro da normalidade, a vesícula esvazia seu conteúdo após a alimentação no intestino, através do conduto biliar, para facilitar a digestão e absorção de nutrientes. Devido a um distúrbio dos compostos químicos presentes na bile, ocorre a formação das pedras no seu interior, conhecidas como colelitíase, “pedras na vesícula”.

Para que serve a vesícula?

A doença (Pedra na Vesícula):

Esta doença está entre as mais comuns que acometem a vesícula e é mais freqüente em diabéticos, tabagista, sedentários, pessoas negras, mulheres, especialmente as que sofrem de obesidade, aquelas que já passaram por múltiplas gestações, que fazem uso anticoncepcionais e as que perderam peso de maneira acentuada.

As principais razões para a formação dos cálculos são a existência de quantidade excessiva de cálcio e colesterol na bile. Normalmente, a vesícula biliar é preenchida lentamente por bile nos intervalos entre as refeições (períodos de jejum). Quando você ingere comidas que contém gordura, a vesícula se contrai e empurra o suco biliar, através de um ducto, para dentro do intestino. Contudo, algumas vezes um cálculo biliar pode obstruir o orifício de saída da vesícula, impedindo que ela se esvazie. Outras vezes, os cálculos biliares podem irritar a vesícula.

Sintomas de Pedra na Vesícula:

Na maioria dos casos as pedras na vesícula biliar não causam sintomas. Quando os sintomas estão presentes, os mais comuns são:

  • Cólicas na barriga (geralmente no lado direito, logo abaixo das costelas ou na parte superior central da barriga (entre o umbigo e as costelas).
  • Dor nas costas ou no ombro direito.
  • Náuseas e vômitos.
  • Em casos raros, as pedras na vesícula elas podem causar sérios problemas, que incluem:
  • Icterícia, uma condição onde a pele e os olhos ficam amarelos.
  • Ruptura da vesícula biliar, o que pode causar quadros graves infecção (sepse).
  • Inflamação do pâncreas, a pancreatite (lembrando que o pâncreas é um órgão que produz hormônios e enzimas que auxiliam na digestão dos alimentos).

Diagnóstico de Pedra na Vesícula:

A suspeita diagnóstica inicia a partir dos sintomas/sinais associados a um exame clínico realizado de maneira adequada por um médico capacitado e o diagnóstico definitivo é realizado através de exame de imagem, sendo a ultrassonografia o mais adequado.

O exame de ultrassom é indolor e usa ondas sonoras para construir uma imagem da sua vesícula, de rápida execução.

O tratamento é sempre cirúrgico, sendo feito por Video-laparoscopia.

Para saber mais leia no item cirurgia – “ colecistectomia

O CONSULTÓRIO

Nosso consultório fica localizado em Divinópolis, oferecendo o máximo de conforto e comodidade aos nossos pacientes. Além disso, realizamos as nossas cirurgias em hospitais com toda estrutura necessária para a realização de um procedimento seguro e bem sucedido.

Consultório Image
Consultório Image
Consultório Image
Consultório Image
Consultório Image
SAIBA COMO CHEGAR

AGENDE UMA CONSULTA

AGENDAR