Se você está em Divinópolis e Região e precisa realizar a sua cirurgia bariátrica, entre em contato. A cirurgia bariátrica, também chamada da obesidade, é reconhecidamente o melhor método no tratamento da obesidade que resulta em uma perda de peso duradoura. Dietas e outros programas têm demonstrado resultados muito pobres em longo prazo, todos com incapacidade de manter a perda de peso.
O Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas consideradas obesas. Somando o total de indivíduos acima do peso, o montante chega a 70 milhões, o dobro de há três décadas.
A obesidade é fator de risco para uma série de doenças. O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas cardiovasculares e diabetes tipo 2.
O parâmetro utilizado mais comumente é o do índice de massa corporal (IMC).
O IMC é calculado dividindo-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. É o padrão utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que identifica o peso normal quando o resultado do cálculo do IMC está entre 18,5 e 24,9. Para ser considerado obeso, o IMC deve estar acima de 30.
Como medir meu IMC (Índice de Massa Corpórea) ?
Para ser submetido aos tratamentos cirúrgicos, o paciente deve:
Avaliação clínica completa e exames pré-operatórios.
A duas operações mais realizadas no Brasil são a gastroplastia redutora (também chamada de bypass gástrico ou Fobi-Capella) e a gastrectomia vertical (sleeve ).
O bypass gástrico é uma técnica bastante utilizada pelos cirurgiões brasileiros. Foi criada nos Estados Unidos com base na “Exclusão Duodenal”, hoje em dia vem perdendo espaço no mercado americano e europeu para a técnica de SLEEVE.
O método dessa cirurgia da obesidade consiste em duas formas: a nutrição lleal e a Redução Gástrica. Na nutrição lleal, o objetivo é fazer a comida chegar ao intestino delgado terminal, onde existe a produção de hormônios que provocam a saciedade e a pessoa perde a vontade de comer mais.
Esse tipo de cirurgia da obesidade cria um novo caminho no tubo digestivo e a comida passa por um pequeno estômago, que é costurado ao jejuno médio. Isso impede que ocorra uma grande absorção dos alimentos, é recorrente nesse trecho. Já na redução gástrica, é feito com o estômago funcional (pouch) com o procedimento de retardar a passagem do alimento que está no pouch para o intestino
Os pacientes perdem em média 40 a 45% de seu peso corporal inicial. Há indícios que apontam também uma melhoria nos casos de Diabetes 2 e Hipertensão. É um método que garante a qualidade de vida dos pacientes, porém há casos de problemas relacionados à anemia crônica, desnutrição e a osteoporose.
Técnica impossibilita o estudo endoscópico do estomago excluso e duodeno ao longa da vida.
O Sleeve é o tipo de cirurgia bariátrica onde aproximadamente 80% do estômago é removido. O estômago restante se transforma em uma bolsa tubular que se assemelha a uma banana. Este procedimento funciona por vários mecanismos.
Em primeiro lugar, a nova bolsa de estômago detém um volume consideravelmente menor do que o estômago normal e ajuda a reduzir significativamente a quantidade de alimentos (e, portanto, calorias) que podem ser consumidas. O maior impacto, no entanto, parece ser o efeito da cirurgia sobre hormônios intestinais que trabalham vários fatores, incluindo fome, saciedade e controle de açúcar no sangue.
Estudos mostram que o Sleeve é tão eficaz como o Bypass gástrico em termos de perda de peso e melhora ou remissão de diabetes tipo 2
Tem como vantagens, a grande restrição a quantidade de alimento que o estômago pode armazenar, induz rápida e significativa perda de peso, envolve uma estadia hospitalar relativamente curta de aproximadamente 36hs,causa mudanças favoráveis nos hormônios intestinais que suprimem a fome, reduzem o apetite e melhoram a saciedade e o principal, é menos agressiva ao trato digestivo não excluindo a duodeno, permitindo estudos endoscópicos futuros e não ocorrendo hérnias internas.
Nosso consultório fica localizado em Divinópolis, oferecendo o máximo de conforto e comodidade aos nossos pacientes. Além disso, realizamos as nossas cirurgias em hospitais com toda estrutura necessária para a realização de um procedimento seguro e bem sucedido.
AGENDE UMA CONSULTA
AGENDAR