Hernias da Parede Abdominal

Hernias da Parede Abdominal

A hérnia da parede abdominal ocorre quando parte de um órgão (normalmente, alças do intestino delgado) se desloca, através de um orifício (chamado de anel herniário). Esse deslocamento somente é possível devido ao enfraquecimento do tecido protetor dos órgãos internos do abdômen( musculatura ) , que pode ocorrer em consequência de um problema congênito ou pode estar associado a esforços em excesso, por exemplo exercícios físicos, gestação ou obesidade, que deixam a parede abdominal fragilizada.

As hérnias podem ser Congênitas ou Adquiridas ao longo da vida. Das localizações, 80% das hérnias são da região Inguinal, seguidas pelas Umbilicais que corresponde a 10% das hérnias de parede.

Os homens são muito mais suscetíveis do que as mulheres. Cerca de 25% dos homens e cerca de 2% das mulheres irão desenvolver uma hérnia inguinal ao longo de suas vidas. Além disso, algumas pessoas que a desenvolveram em um dos lados, também desenvolverá do outro lado.

Pessoas de qualquer idade podem desenvolver hérnias inguinais, podem aparecer antes de 1 ano de vida, porem freqüentemente se manifestam após as 40 anos nos adultos, porque os músculos da parede abdominal perdem rigidez com a idade. Bebês prematuros tem uma chance maior de desenvolver hérnias indiretas.

Pessoas com histórico de hérnias inguinais na família, são mais suscetíveis a adquiri-las e alguns estudos sugerem que tabagistas é um fator de risco importante para a doença.

CAUSAS E FATORES DE RISCO:

A principal causa da hérnia inguinal é a persistência do conduto peritônio-vaginal, que é um prolongamento embrionário de tecido abdominal  que desce, no sexo masculino, com o testículo para bolsa escrotal e, no sexo feminino, para o grande lábio, alteração essa de caráter  congênito.

Já na hérnia umbilical  a causa é persistência do anel umbilical, defeito congênito da parede abdominal. Como o nome mesmo fala é de localização umbilical. Os bebês estão mais vulneráveis a este tipo de hérnia, mas neles, normalmente ela desaparece espontaneamente ao longo dos primeiros anos de vida.

Outras causas de caráter adquirido são: idade, sedentarismo, multiparidade, obesidade,

tosse crônica, obstinação, gravidez, ascite, neoplasias, tabagismo, excesso de esforço físico.

Anormalidades na estrutura do colágeno.

CLINICA

Alguns dos sintomas presentes são:

Abaulamento na região, sendo este redutível ou não, de início súbito ou insidioso , com duração variável e na grande maioria dos casos relacionados  aos esforços.

  • Dor do tipo queimação.
  • Alteração do habito intestinal. – “encarceirada”.
  • Hiperemia ( vermelhão ), calor local e aumento de sensibilidade.

DIAGNOSTICO

O diagnostico das hérnias é feito pelo simples exame físico/clinico do paciente com seu cirurgião, porem em alguns casos é necessário complementação com exame de imagem,  podendo ser através da ultrassonografia de parede abdominal, exame simples barato e indolor ou tomografia computadorizada do abdômen total.

TRATAMENTO

O tratamento das hérnias é exclusivamente cirúrgico, e deve ser feira o quanto antes, pois a hérnia só aumentará seu volume como o passar do tempo, nunca regredindo espontaneamente.

Leia no item cirurgias “herniorrafias “ para saber mais.

O CONSULTÓRIO

Nosso consultório fica localizado em Divinópolis, oferecendo o máximo de conforto e comodidade aos nossos pacientes. Além disso, realizamos as nossas cirurgias em hospitais com toda estrutura necessária para a realização de um procedimento seguro e bem sucedido.

Consultório Image
Consultório Image
Consultório Image
Consultório Image
Consultório Image
SAIBA COMO CHEGAR

AGENDE UMA CONSULTA

AGENDAR